É comum no dia à dia dos profissionais da computação se deparar com alguns gaps na memória, principalmente quando isto ocorre em seu sistema.
Eu tenho percebido que o MACOSX Lion 10.7.3 tem consumido um alto volume memória, geralmente com altos picos durante a utilizaçao do :
- Google Chrome 18.0.1025.142
O Google Chrome as vezes possui um grande aumento na utilização da memória em razão de suas extensions, assim como sua arquitetura, ainda bem que o google criou uma excelente ferramenta para verificar os processos que estão consumindo memória em seu navegador: Window -> Task Manager
Razões do alto consumo de memória:
- Process-per-site-instance – Por padrão, o Chromium cria um processo renderizado para cada instância do site que o usuário está visitando.
*Existem 3 opções no modelo de processo do Google Chrome, no entretanto estou citando apenas uma (Verificar o link no final do post).
More memory overhead. This model will create more renderer processes than the process-per-site model described below. While this increases stability and may add opportunities for parallelism, it also increases memory overhead.
Outras questões à qual tenho percebido:
- GPU Process – Utilizado no processamento visual e renderização 3D. Neste caso ele não acessa diretamente o OS, mas ele faz chamadas via cliente-servidor. Isto faz com que muitas vezes tenhamos um alto aumento na utilização da memória, em razão de sua chamadas à api.
- Fique atento as extensions que você adiciona, as vezes estão consumindo muita memória.
-Para remover alguma extension entre em Window -> Extensions
Teste:
*Para ativar GPU Process, digite em sua barra de endereço (URL Bar) about:flags e procure por GPU compositing on all pages clique em Enable, na sequência clique no botão Relauch Now (De acordo com mensagem abaixo).
Relaunch Now
Liberar memória através do terminal
Se você é do tipo que gosta de resolver o problema através do terminal, segue o comando abaixo para liberação de memória:
$ purge
*Info: purge — force disk cache to be purged (flushed and emptied) – Mais informações abra a man purge.
*Outra maneira de liberar memória é fechar os processos, assim como seu navegador (Google Chrome) e abri-lo novamente.
Instalar o FreeMemory
Esta app é excelente para acompanhar a utilização da memória em tempo real, permitindo fazer liberação da memória apenas com um clique. App disponível no iTunes: FreeMemory iTunes
+ Info
Está rolando uma discussão interessante sobre consumo de memória do Google Chrome no seguinte link: Mac: “google chrome helper” is killing my CPU
Neste link existem algumas dicas para deixar seu Google Chrome mais rápido: how-to-speed-up-google-chrome
Outra excelente maneira de liberar memória, é acompanhar cada processo através do Activity Monitor. Verifique este tutorial: Libertar memória inactiva no Mac, com o Activity Monitor
Conclusão
Continuo a utilizar o Google Chrome por sua facilidade e flexibilidade, pois mesmo tendo encontrado alguns gaps é possível achar soluções para o mesmo.
Leave a Reply