Após um longo tempo de espera finalmente saiu o documentário “Indie Game The Movie” dirigido por James Swirsky e Lisanne Pajot.
Confesso que estava bem ansioso com este filme, pela seguinte razão que o mesmo surgiu com a proposta de mostrar um pouco do processo de desenvolvimento do Indie Game (jogos Independentes).
O Filme
Não descreverei o filme pois a descrição pode ser encontrada no IMDB:
A documentary that follows the journeys of indie game developers as they create games and release those works, and themselves, to the world.- http://www.imdb.com/title/tt1942884/
Comentário
Para expressar de uma maneira mais concreta esta nossa opinião fiz uma pesquisa sobre os diretores, afinal precisamos entender um pouco sobre o seu trabalho e seu estilo para tecer comentários.
Posso dizer que ambos os diretores são excelentes e possuem um ótimo background no assunto, apenas achamos que foi perdido um pouco o foco no assunto. Embora todos os comentários antes de sair o filme mostrava-se ao agrado do grande público de acordo com entrevista ao brightestyoungthings.com.
A diretora do filme disse o seguinte:
Yeah, yeah, that was the intention. We wanted to tell a good story, a story about people doing their thing, working really hard and trying to achieve their dreams.- Lisanne Pajot
Realmente foi observado trabalho dificil e árduo mas ao mesmo tempo trás um lado um tanto depressivo e dramático ao documentário, chegando ao ponto de ser enfadonho.
Matthew Hawkins editor do GameSetWatch o qual classifica o filme separado em dois grupos, dizendo o seguinte:
A reação entre aqueles que já assistiram ao filme, e que representam o primeiro grupo, tem sido mista. Alguns estão empolgados de ver que finalmente existe uma representação cinematográfica de algo tão querido por eles. Outros se incomodaram com a maneira como o documentário é apresentado, e em particular, com as pessoas que foram escolhidas para simbolizar o movimento dos jogos independentes. – Matthew Hawkins [1]
Realmente me encaixo no segundo grupo de acordo com a frase “Outros se incomodaram com a maneira como o documentário é apresentado” imaginei que o filme em questão apresentaria os bastidores do Indie Game de uma maneira mais expressiva, talvez explorando com mais detalhes todo o processo de desenvolvimento independente, entrevistando talvez mais desenvolvedores como Markus Notch Persson (Criador do minecraft).
Estive conversando com André Gabriotti (Game Developer) comentou o seguinte:
Eu esperava ver desenvolvedores indie na fase indie e não desenvolvedores que já tem contratos e já venderam mais que jogos publicados por grandes empresas
Acreditamos que o filme perdeu um pouco do foco o qual se propuseram a fazer, além de se concentrar em desenvolvedores que obtiveram sucesso e sabemos que no mundo do Indie Game não é tão simples assim atingir o sucesso.
Lembrando que os diretores entrevistaram 20 Games Developers e escolheram apenas 3 para relatar todo o processo em 94minutos de documentário.
Lisanne Pajot: We interviewed lots of developers. We visited 10 around North America and shot maybe 20 or so more through going to different game jams around North America… – Entrevista para digitaltrends
Todos fizeram um excelente trabalho, apenas achamos que se focasse um pouco mais no que foi proposto, teriamos um documentário um pouco mais rico e informativo, trazendo assim maior conhecimento.
Imagine se o documentário tivesse explorado um pouco mais da concepção e criação do Braid desenvolvido por Jonathan Blow (Designer/Developer).
*Não deixe de ler a critica escrita por Matthew Hawkins.[1]
Referências:
[1] [Crítica] Indie Game: The Movie – http://www.kotaku.com.br/critica-indie-game-the-movie/ (Acesso – Julho, 2012)
[2] Informações sobre os diretores – http://www.indiegamethemovie.com/filmmakers/ (Acesso – Julho, 2012)
[3] Entrevista: The Winnipeg duo behind the buzz heavy documentary, “Indie Game: The Movie” join Jian at the The State Room – http://www.youtube.com/watch?v=z59hl4uOtDs (Acesso – Julho, 2012)
Leave a Reply